terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

CRISE NOS EUA: QUEBRA DO SVB PODE AFETAR JUROS NO BRASIL. ENTENDA

João Paulo - 14/03/2023 08:20 - Atualizado 14/03/2023

Os mercados financeiros globais operaram com forte volatilidade, na esteira do colapso dos bancos Silicon Valley Bank (SVB) e Signature Bank. Os índices acionários operaram entre o pessimismo de uma ampla crise financeira e a expectativa de altas menores de juros nos países ricos, especialmente nos Estados Unidos.

Isso poderia ter efeitos inclusive no Brasil, permitindo ao Banco Central (BC) antecipar o corte da Taxa Selic.

Segundo Reportagem do Jornal O Globo, analistas de bancos e gestoras já avaliam que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) pode até dar uma pausa no processo de aperto monetário em sua próxima reunião, nos dias 21 e 22 deste mês, a fim de avaliar se as medidas adotadas nos últimos dias impedirão uma crise de maiores proporções no sistema bancário.

O Fed vem de oito elevações consecutivas nos juros, e a taxa atualmente está no intervalo entre 4,5% e 4,75%, o maior patamar desde 2007. Goldman Sachs e Wells Fargo, por exemplo, já preveem uma interrupção do ciclo de altas na próxima semana. “Se o Fed tiver uma confiança de que as medidas adotadas conseguiram estabilizar a corrida bancária nas instituições menores e o preço das ações encontrou um nível de suporte, ele tem condições de manter um nível de altas a 0,25 ponto percentual”, diz o economista-chefe da Opportunity, Marcelo Fonseca, que não descarta uma pausa se a percepção de risco crescer.

Fonte: Jornal O Globo

Foto: Clientes se amontoam para sacar dinheiro no Silicon Valley Bank (SVB)Clientes se amontoam para sacar dinheiro no Silicon Valley Bank (SVB) Noah Berger/AFP

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.