quinta, 02 de maio de 2024
Euro 5.4853 Dólar 5.1164

CONGELAMENTO DE ÓVULOS AMPLIA PERSPECTIVAS DA MATERNIDADE

Tácio Caldas - 14/03/2023 16:29 - Atualizado 14/03/2023

Buscando a independência financeira, as mulheres têm adiado o sonho de ser mãe e optam por promover o congelamento de seus óvulos.

Neste século, as mulheres têm deixado o sonho de ser mãe em segundo plano. Muitas devido à busca por um lugar ao sol no mercado de trabalho e pela independência financeira. O grande dessas escolha e desse dilema, é que as mulheres modernas, na maioria das vezes, só resolvem ter filhos justamente quando sua capacidade de fertilidade começa a diminuir.

Devido a isto, essas mulheres têm buscado ajuda especializada para conseguir engravidar e realizar o sonho de ser mãe. Para preservar a capacidade reprodutiva do sexo feminino, a opção que é mais buscada por essas pessoas é o congelamento de óvulos, por meio da vitrificação — uma alternativa que permite o adiamento da gestação e que, posteriormente, faz com que as mulheres possam engravidar utilizando os seus próprios gametas, mesmo com a idade mais avançada —.

De acordo com a médica especialista Valentina Cotrim, do Centro de Medicina Reprodutiva, essa opção tem sido escolhida por uma mudança no cenário e no perfil feminino. “As jovens, no passado, tornavam-se mães por volta dos 20 a 25 anos de idade, no auge da sua fertilidade. Hoje essa realidade mudou completamente e, muitas vezes, a mulher só começa a tentar ter filhos no momento em que sua fertilidade já começou a declinar”, afirma Cotrim.

A médica explica ainda que o fator idade é o maior dificultador da gravidez natural. “A partir dos 35 anos de idade, a fertilidade da mulher começa a cair progressivamente e uma gravidez espontânea se torna mais difícil”, detalhou a médica especialista em medicina reprodutiva.

VITRIFICAÇÃO

O método de vitrificação usado para criopreservação de gametas femininos, tem promovido uma revolução na maternidade. Através dessa técnica, os óvulos são preservados em baixa temperatura (-196ºC) e de maneira muito rápida, garantindo a sua qualidade no ato da desvitrificação para posterior fertilização.

Considerada eficaz e segura, a técnica é um método avançado e proporciona taxas de gestação altas, uma vez que o procedimento preserva as características, a idade e a qualidade dos gametas femininos. Vale lembrar que, durante esse processo, os óvulos são desidratados e tratados com substâncias crioprotetoras antes de serem congelados.

No entanto, os especialistas são unanimes com uma recomendação: a técnica apresenta resultados melhores quando o congelamento é realizado em mulheres até os 35 anos. “Após essa idade a quantidade de óvulos saudáveis reduz significativamente”, explica Sofia Andrade.

 

 

 

Foto: Divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.