sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PRESIDENTE DA PETROBRAS CONFIRMA RETOMADA DAS ATIVIDADES NA BAHIA, EM ABRIL

Douglas Santana - 13/03/2023 19:02 - Atualizado 13/03/2023

Em visita a Bahia, Jean Paul Prates falou sobre o retorno das atividades administrativas no Torre Pituba, a situação do Polo Bahia Terra e a retomada na produção dos campos terrestres baianos

Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, esteve presente na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), participando da audiência sobre a retomada de investimentos da estatal na Bahia. Mais cedo, Prates havia se reunido com o governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Durante o evento, Paul Prates confirmou duas grandes novidades para a Bahia: o retorno gradativo das atividades no Torre Pituba, sede administrativa da Petrobrás, em Salvador; e a retomada na produção dos campos terrestres operados pela estatal, a partir de abril.

“Cada gota de petróleo, cada molécula de gás que tiver viabilidade na Bahia, será produzida, mas ao mesmo tempo, temos que fazer o trabalho de gerações futuras. Usar esses recursos do petróleo para transferência energética justa, aquela que não deixa ninguém para trás. Não iremos sair do petróleo terrestre no estado, vamos recuperar operações, refinarias, com negociação e de forma conjunta”, declarou Prates.

A reunião restrita contou com as presenças de parlamentares estaduais e federais, além de prefeitos de municípios produtores de petróleo e gás natural no estado.

Além disso, outros temas foram abordados, como: as recentes mudanças do setor energético na Bahia; o restabelecimento dos pagamentos dos royalties, suspensos pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), para a gestão pública municipal; alternativas para a recuperação do protagonismo da Petrobras no estado na produção de óleo e gás natural.

O presidente da estatal ainda esclareceu sobre a interrupção dos ativos de produção terrestre, como o Polo Bahia Terra.

“Trata-se de um ato regulatório (ANP). O que podemos afirmar é que estamos finalizando, ainda nesse mês, todas as exigências que o agente regulador relatou, para restabelecermos a produção Bahia Terra, que é importante para os prefeitos, porque paga royalties, e para a manutenção dos empregos”, tranquiliza.

Ele ainda falou sobre o desmonte que a Petrobrás sofreu nos últimos anos, com desmobilizações, transferências involuntárias e motivadas com a venda de ativos da refinaria e de campos terrestres de produção.

“Precisamos rever todo esse processo, com outra mentalidade e, sobretudo, com o entendimento de que a Bahia faz parte e constrói essa empresa. O primeiro passo será a reocupação da nossa sede na Pituba. Visitamos a unidade e estamos avaliando questões como locação e segurança no entorno, Em curto prazo, retornaremos a esse espaço e daremos a importância que a Bahia e Salvador merecem”, concluiu Prates.

 

 

Foto: Mateus Pereira/GOV-BA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.