O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), ocuparam uma fazenda, chamada de Fazenda Recreio, na madrugada desse domingo (12), localizada no município de Macajuba, na região da Chapada Diamantina.
Segundo o movimento, a área de 1.400 hectares está abandonada há muitos anos e sem cumprir sua função social. Cerca de 170 famílias estão ocupando o local.
Na tarde desta segunda (13), um grupo de fazendeiros se mobilizou para remover o MST da fazenda. Integrantes relataram ao jornal Correio que os fazendeiros ameaçam invadir a área ocupada pelas famílias e atear fogo nos barracos.
“Há mais de 20 anos o dono desta fazenda morreu e onze herdeiros brigam na justiça para organizar a documentação desta fazenda, mas já são anos de abandono. Então, o MST ocupou esta fazenda. Um grupo de fazendeiros, que tem se mobilizado desde Jacobina, tentou desmoralizar o MST e hoje foram até o local para tentar retirar o movimento à força sem o mandado de reintegração de posse”, relatou Abraão Brito, dirigente do MST na Bahia.
A Polícia Militar da Bahia (PM-BA) esteve no local acompanhando a ocorrência.
Foto: Divulgação/MST-BA