domingo, 19 de maio de 2024
Euro 5.5588 Dólar 5.1377

BAHIA INAUGURA PRIMEIRO CENTRO DE REFERÊNCIA EM DOENÇA FALCIFORME DO BRASIL

João Paulo - 13/03/2023 13:37 - Atualizado 13/03/2023

O Centro de Referência às Pessoas com Doença Falciforme – Rilza Valentim será inaugurado na próxima segunda-feira (13), às 8h30, em Salvador, no bairro do Garcia.

O evento contará com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues e dos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Nísia Trindade (Saúde). Com investimento superior a R$ 9,5 milhões entre terreno, obras e equipamentos, o Centro está equipado para realizar atendimento ambulatorial nas especialidades de hematologia, ortopedia, gastroenterologia, oftalmologia, nutrição, psicologia, odontologia, fisioterapia, serviço social e assistência farmacêutica.

A gestão da unidade será realizada pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado da Bahia (Hemoba), que é referência no atendimento a pacientes com doença falciforme, acompanhando cerca de 5 mil pessoas na capital e no interior, além de ser responsável pela assistência transfusional e farmacêutica, incluindo a dispensação de medicamentos de alto custo. A doença falciforme é uma das condições genéticas e hereditárias mais comuns no mundo, sendo prevalente na população negra, apesar de não ser exclusiva. Com mais de 76% da população baiana composta por negros, a incidência da doença falciforme é de 1/650 nascidos vivos. Atualmente, mais de 12.400 pessoas são acompanhadas em serviços especializados no estado, distribuídos nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Camaçari, Feira de Santana, Ilhéus, Itabuna, Lauro de Freitas e Salvador.

De acordo com a secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, “aqui teremos todas as especialidades envolvidas no tratamento da doença falciforme, que é uma enfermidade hereditária e genética caracterizada pela alteração nos glóbulos vermelhos que adquirem o aspecto de uma foice, dificultando a passagem do sangue pelos vasos sanguíneos”, afirma a secretária. Os pacientes com a doença falciforme realizam transfusões regulares de concentrado de hemácias e em virtude da má circulação sanguínea sofrem com episódios frequentes de dor severa. Outra morbidade característica é o AVC e fluídos macular. Dados do Sistema de Informações Sobre Mortalidade (SIM) apontam que a Bahia teve 603 óbitos por Doença Falciforme entre 2015 e 2022, sendo 86 apenas no último ano.

Para Anelisa Streva, diretora de hematologia da Fundação Hemoba, a implantação do Centro de Referência terá um impacto extremamente positivo para a saúde do paciente com doença falciforme, já que oferecerá facilidade de acesso, permitindo a ampliação de agendamento, reduzindo riscos de complicações e promovendo melhoria na qualidade de vida e longevidade. “O atendimento será humanizado, feito por uma equipe treinada e formada por profissionais capacitados, necessários na condução de complicações crônicas. O objetivo será sempre melhor servir aos nossos pacientes”, destaca.

Além dos serviços transfusionais e consultas, o Centro realizará exames hematológicos e doppler transcraniano, este último fundamental para diagnóstico precoce de alterações de vasos cerebrais, que estão relacionadas com o desenvolvimento de AVC. “Todo o atendimento realizado no ambulatório do Hemocentro Coordenador da Hemoba, que está localizado em Salvador, no bairro de Brotas, será transferido para o Centro após a inauguração”, ressalta a secretária da Saúde do Estado.

Repórter: Laís Nascimento/GOVBA
Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.