O governador Jerônimo Rodrigues volta à Bahia com avanços em projetos e garantia de investimentos após concluir agenda de trabalho com ministros, em Brasília, nesta quinta-feira (9).
Em reunião com o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, o governador obteve progresso ao confirmar, para abril deste ano, os serviços de sondagens e topografia para a produção do projeto básico do Canal do Sertão, que ampliará o abastecimento de água para a região. Conforme o planejamento, serão 300 quilômetros de extensão de canal, com um investimento total de cerca de R$ 4,6 bilhões. O início das obras da primeira fase tem previsão para o segundo semestre de 2024.
Ao longo do dia, o governante e uma comitiva de secretários de Estado também tiveram reuniões com o Ministério do Meio Ambiente e com a Secretaria Geral da Presidência. O grupo também teve um encontro com a direção do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). “Foi um dia de muito trabalho e mais uma vez o alinhamento com o governo federal nos permite tratar de temas importantes e ter o apoio necessário para trazer essas boas notícias para a Bahia”, assegurou Jerônimo.
Outra aquisição da viagem voltada para o abastecimento de água foi a confirmação do início das obras da Adutora da Fé, que vai resolver o problema de falta de água na cidade de Bom Jesus da Lapa, um investimento de R$ 40 milhões. A secretária de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (Sihs), Larissa Moraes, acompanhou a agenda e comemorou o resultado do encontro. “O ministro Waldez Góes se mostrou bastante comprometido com o projeto do Canal do Sertão, que vai beneficiar cerca de dois milhões de pessoas na Bahia. É uma obra que a gente vem lutando há bastante tempo”.
Fonte: Governo da Bahia
Daniel Senna/GOVBA