Segundo números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, em fevereiro, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medida oficial da inflação, calculado pelo IBGE, teve desaceleração (aumentou menos do que no mês anterior) e ficou em 0,81% na Região Metropolitana de Salvador (RMS).
Em janeiro, o IPCA na RMS havia sido de 1,09%.
A inflação registrada na RMS ficou levemente abaixo do resultado do Brasil como um todo no mês, que foi de 0,84%, sendo o 9º maior índice do país. Os maiores aumentos de preços em fevereiro ocorreram na RM Curitiba/PR (1,09%), na RM Recife/PE (0,99%), na Grande Vitória/ES (0,92%) e na RM São Paulo (0,92%).
Mesmo com essa desaceleração, no acumulado dos dois primeiros meses do ano, a inflação na RM Salvador é a maior do país, com alta de 1,90%, enquanto que o índice nacional é de 1,37%. Já nos 12 meses encerrados em fevereiro, a inflação na RM Salvador acumula alta de 6,51%, apresentando leve queda em relação ao índice de janeiro, que havia sido de 6,53%. Ainda assim, é a segunda mais elevada do país, abaixo apenas do índice da RM São Paulo/SP (6,53%). Nacionalmente, o IPCA tem aumento acumulado de 5,60% no período.
A tabela a seguir mostra o IPCA para Brasil e áreas pesquisadas, no mês e nos acumulados no ano e nos 12 meses encerrados em fevereiro de 2023.
Fonte: IBGE
Foto: Imagem: Getty Images