quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

JOACI GOES DESTACA REFORMA DO PAVILHÃO 2 DE JULHO

Douglas Santana - 07/03/2023 15:42 - Atualizado 07/03/2023

Prédio que abriga o Caboclo e a Cabocla será completamente requalificado dentro das comemorações pelos 200 anos da Independência do Brasil na Bahia

Nesta terça (07), a Prefeitura de Salvador, em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), anunciaram que vão fazer uma requalificação do Pavilhão 2 de Julho, localizado no Largo da Lapinha.

A obra faz parte das comemorações do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. Em 200 anos, será a primeira vez que o prédio será restaurado.

“Isso aqui deveria estar cravejado a ouro. Transcorridos 200 anos, pela primeira vez, em convênio com a prefeitura, nós vamos fazer um tratamento no Museu, que vai permitir que os turistas da Bahia e do Brasil possam visitar aqui o espaço todos os dias e compreender melhor o que foi o 2 de Julho”, disse Joaci Goes, presidente do IGHB.

Com prazo de quatro meses e investimento de R$1,8 milhão, as intervenções englobam construção de três pavimentos com elevador, sanitários e área de exposição, além de restauro da fachada, dentre outros itens.

“Entre 80% e 90% dos baianos não compreenderam ainda. Pensam que o 2 de Julho é simplesmente aquela festa bonita e animada, mas não sabe na realidade que o dia 2 de Julho de 1823 foi a consolidação da independência do Brasil”, disse.

Joaci Goes também falou sobre a importância e a relevância da data para a história da Bahia e do Brasil.

“Sem o 2 de Julho, teria havido um fracionamento do Brasil do mesmo modo que aconteceu com as colônias espanholas da América Latina, que se transformaram em vários países. É por isso que o Brasil hoje tem a metade do território da América do Sul. Foi a Bahia que permitiu que o Brasil tivesse hoje as dimensões que ele possui”.

E completou:

“Esse é o verdadeiro significado da importância deste momento para darmos uma pequena, mas expressiva, significação ao espaço de onde chegaram e partiram as tropas vitoriosas que consolidaram a expulsão dos portugueses do Brasil”, concluiu.

Foto: Thiago Conceição/Ag. A TARDE

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.