sábado, 28 de setembro de 2024
Euro 6.1121 Dólar 5.4583

LIRA DIZ QUE GOVERNO NÃO TEM BASE PARA APROVAR REFORMAS

João Paulo - 07/03/2023 13:18 - Atualizado 07/03/2023

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, disse hoje em evento em São Paulo que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não tem base no Congresso para aprovar matérias que exigem votos para mudar a Constituição, como a reforma tributária.

Segundo ele, é preciso algum tempo para que o governo se estabilize internamente, “porque hoje o governo não tem uma base consistente, nem na Câmara, nem no Senado, para matérias de maioria simples, quanto mais matérias de quórum constitucional”.

Lira acrescentou que, nos próximos dias, haverá um teste para o governo após a instalação das comissões da dinâmica entre um “governo de centro-esquerda e um Legislativo mais reformista e liberal”. Lira participou de evento da Associação Comercial de São Paulo e disse que só colocará em votação a regra fiscal que deve substituir o teto de gastos quando o governo conseguir apoio para aprovar uma emenda constitucional, que exige 308 votos na Câmara e 49 no Senado. Lira também defendeu a independência do Banco Central, criticada pelo presidente Lula e pelo seu partido, o PT.

“Temos um governo que foi eleito com margem de votos mínima e que precisa entender que temos Banco Central independente, agências reguladoras, Lei das Estatais e um Congresso com atribuições mais amplas”, afirmou, em resposta a falas do presidente sobre o BC e sobre rever a privatização da Eletrobras e mudar a política de preços da Petrobras.

Fonte: g1 / minuto touro

Foto: Pablo Valadares/Câmara dos Deputados – Agência Senado

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.