quarta, 01 de maio de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

BRUNO REIS ANUNCIA RESTAURAÇÃO DO PAVILHÃO 2 DE JULHO; VEJA

Tácio Caldas - 07/03/2023 15:25 - Atualizado 07/03/2023

Espaço que faz parte da história bicentenária da Independência do Brasil na Bahia será requalificado e ganhará memorial

Para preservar a história da luta baiana na Independência do Brasil na Bahia, que completa 200 anos em 2023, a Prefeitura de Salvador anunciou nesta terça (07), uma série de ações em comemoração a essa data importante para o povo baiano e soteropolitano.

Salvador ganhará um memorial em homenagem à data magna do estado dentro do Pavilhão 2 de Julho, que fica no Largo da Lapinha, Liberdade. Além disso, o Pavilhão passará por obras de requalificação. Os carros alegóricos e imagens do Caboclo e da Cabocla também passarão por restauração.

De acordo com o prefeito Bruno Reis (UB), que assinou a ordem de serviço, as obras terão duração de 4 meses, com investimento de R$ 1,8 milhão.

“Iremos restaurar e resgatar um dos mais importantes equipamentos culturais da cidade, que é este pavilhão. O imóvel retrata a data mais importante de nossa história e isso precisa ser enaltecido, preservado e transmitido para as gerações futuras. A Prefeitura tomou a decisão, em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), de implantar esse memorial, que contará a história da Independência da Bahia e dos festejos ao 2 de Julho”, destacou Bruno Reis.

O prefeito explica que a ideia é que a data também possa atrair visitantes para a cidade.

“Então a ideia também é atrair essa data visitantes pra nossa cidade enfim todos que estão aqui pra ser também mais uma data que tem a capacidade de ativar a nossa economia, permitindo milhares de visitantes em Salvador, para que a gente possa gerar oportunidades. Enfim, empregos e aí vamos aproveitar os festejos, esses e essa data marcante de 200 anos pra fazer uma programação”, explicou.

A presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), órgão que elaborou o projeto que vai requalificar o Pavilhão 2 de Julho, Tânia Scofield, comentou sobre as intervenções.

“Os elementos simbólicos referenciais da história da Independência do Brasil na Bahia passarão a contar com um espaço apropriado e digno da sua importância e poderão ser visitados e cultuados dignamente”, destaca.

De acordo com Joaci Góes, presidente o IGHB, o espaço dará aos visitantes a oportunidade de mergulhar na história.

“Entre 80% e 90% dos baianos não compreenderam ainda o que representa o 2 de julho. Muitos pensam simplesmente com uma festa bonita e animada, mas não sabem na realidade que a data foi a consolidação da Independência do Brasil. Sem o 2 de Julho teria havido um fracionamento do país do mesmo modo que aconteceu com as colônias espanholas da América do Sul. Foi a Bahia que permitiu que o Brasil tivesse hoje as dimensões que ele possui”, explicou.

As intervenções no pavilhão ficarão a cargo da Superintendência de Obras Públicas (Sucop), enquanto o restauro dos carros e das imagens do Caboclo e da Cabocla será executado pelo artista plástico e restaurador José Dirson.

O projeto museológico e expográfico do memorial que será implantado em alusão à Independência do Brasil na Bahia ficará sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult) e Fundação Gregório de Mattos (FGM).

Foto: Betto Jr./Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.