domingo, 06 de outubro de 2024
Euro 6.0609 Dólar 5.5199

BRASIL VOLTARÁ A VENDER CARNE BOVINA PARA O MÉXICO

Tácio Caldas - 07/03/2023 19:40 - Atualizado 07/03/2023

Após 12 anos de negociações, vendas serão retomadas a partir desta semana; compras serão feitas em Santa Catarina e outros 14 estados.

Na noite desta terça (7), uma grande novidade no setor alimentício chamou a atenção de todo o país. Mais de uma década de negociações depois, o Brasil voltará a vender carne bovina para o México.

Ao todo, foram 12 anos de intensas negociações que culminou no acordo e na retomada das exportações da carne bovina para o gigante da América Central. Por conta disso, o Governo Federal habilitou 34 frigoríficos e os autorizou a venderem para o mercado mexicano.

As carnes bovinas poderão ser compradas de Santa Catarina, estado reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como zona livre de febre aftosa. Os mexicanos também poderão comprar carne in natura e desossada de mais outros 14 estados brasileiros que também foram declarados livres de febre aftosa, por conta da vacinação contra a doença.

Essa decisão aconteceu nesta segunda (6) à noite, quando o governo mexicano publicou os requisitos zoosanitários para a compra de carne bovina do Brasil, último passo para a liberação dos 34 frigoríficos. Antes, o país da América Central, já havia autorizado a importação da carne suína brasileira.

Foto: CNA/Wenderson Araujo/Trilux/Direitos Reservados

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.