domingo, 24 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

ROSEMBERG REFORÇA REPÚDIO ÀS FALAS RACISTAS DE VEREADOR CONTRA BAIANOS

João Paulo - 02/03/2023 09:49 - Atualizado 02/03/2023

Líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), usou a tribuna da Casa, nesta quarta-feira, 1º, para repudiar as falas racistas e xenofóbicas

do vereador de Caxias do Sul-RS, Sandro Fantinel (Patriota), direcionadas à população baiana, em repercussão do caso de trabalhadores resgatados de situação similar a escrava nas vinícolas da serra gaúcha.

“Precisamos repudiar todos os dias este tipo de posicionamento. Baianos gostam de alegria, mas não tem um profissional de melhor qualidade, isso é dito pelas empresas que se instalaram na Bahia, como a Ford, que em relatório apontou a unidade da Bahia, dentre as suas fábricas no Brasil, à época que estava aqui, que os baianos tinham a maior capacidade de produção e a empresa calçadista catarinense Lia Line diz que na Bahia tem os melhores profissionais, mais ágeis e qualificados para produção dos seus calçados, que são extremamente personalizados”, afirmou Rosemberg.

Entenda o caso

Nesta terça-feira (28/02), o edil usou o plenário da Câmara de Vereadores para ofender os trabalhadores baianos contratados para a colheita da uva na serra gaúcha, que estavam submetidos a um regime de trabalho próximo do escravista. O vereador pediu que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”, se referindo aos trabalhadores baianos – maioria dos trabalhadores contratados para a colheita da uva – ainda declarou, em comparação, que os empregados da Argentina seriam “limpos, trabalhadores e corretos”.

 “Com os baianos, que a única cultura que têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema. Deixem de lado aquele povo que é acostumado com Carnaval e festa para vocês não se incomodarem novamente, que isso sirva de lição”, também disparou Fantinel.

Fonte: Assessoria

Foto: divulgação

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.