domingo, 02 de junho de 2024
Euro 5.7078 Dólar 5.2585

PF CUMPRE MANDADOS NA BAHIA E PARANÁ CONTRA TRÁFICO INTERNACIONAL DE ARMAS; CONFIRA

Nicolle Melo - 02/03/2023 11:40 - Atualizado 02/03/2023

A Justiça autorizou ainda o bloqueio de bens dos investigados no valor de R$ 10 milhões.

A Polícia Federal (PF) começou, nesta quinta-feira (2), uma operação contra o tráfico internacional de armas, com mandados de busca e apreensão em Porto Seguro e Feira de Santana, na Bahia, e no município de Foz do Iguaçu, no Paraná. A investigação conduzida pela Polícia Federal começou depois que a imprensa do Paraguai divulgou a apreensão de uma carga com cerca de 180 fuzis desmontados no Aeroporto Internacional Guaraní, na região metropolitana de Ciudad del Este, no Paraguai, em 18 de março de 2020.

Com o andamento das investigações, a polícia chegou a conclusão de que a carga clandestina partiu de um avião em Miami, nos Estados Unidos. Em seguida, a aeronave faria uma parada no aeroporto paraguaio, para só então, ser levada ao Rio de Janeiro. As armas seriam vendidas ilegalmente a facções criminosas. Para tentar passar na fiscalização os suspeitos registraram o conteúdo da carga como outro tipo de produto, além disso, o grupo atribuiu a propriedade do material a uma “laranja”, ou seja, uma pessoa que não tinha conhecimento do fato criminoso.

Os investigados irão responder pelos crimes de tráfico internacional de armas, comércio ilegal de armas de fogo, organização criminosa transnacional, lavagem de dinheiro e evasão de divisas. Dentre as entidades nacionais e internacionais que participam das investigações estão: a Secretaria Nacional de Segurança Pública, a Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations – HSI) da Embaixada dos Estados Unidos e a Adidância da Polícia Federal no Paraguai.

Foto: Ascom/PF

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.