A EY lança neste mês o EY ICMS Exchange, solução digital para venda e compra de crédito que promete transformar esse mercado, promovendo liquidez e agilidade, com transparência e alto nível de credibilidade.
Atualmente, o mercado transaciona bilhões de reais por ano em crédito de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). Não há, contudo, uma padronização, nem otimização dessas transações, o que gera liquidez limitada, ineficiência processual e inseguranças operacionais, além de demandar enorme esforço para conectar compradores e vendedores dispostos a negociar.
O crédito de ICMS é o direito do contribuinte de abater das respectivas saídas o imposto pago na aquisição de produtos, mercadorias e/ou serviços. Trata-se de um sistema de compensação previsto nesse imposto para evitar a cumulatividade – ou bitributação – na cadeia de suprimentos. O ICMS, de competência estadual, tem sua alíquota definida por cada estado da federação, o que por si só já traz complexidade para as empresas no trabalho de conformidade ou adequação tributária.
“Em um mercado de players isolados e elevada quantidade de processos regulatórios, o EY ICMS Exchange surge para trazer confiança aos agentes envolvidos e credibilidade às transações realizadas, garantindo aos nossos clientes um ambiente seguro, autônomo e certificado com a credibilidade da marca EY para gestão de transações de créditos de ICMS. Dessa forma, possibilitamos que nossos clientes direcionem seus esforços às atividades do seu core business”, informou Waine Peron, líder da prática de Impostos da EY Brasil.
O ICMS Exchange tem como base quatro pilares principais:
– Capilaridade geográfica, o que possibilita a visualização de oportunidades em todas as regiões do país;
– Ambiente de credibilidade, com a triagem e checagem de compradores e vendedores;
– Autonomia jurídica, possibilitando aos usuários da plataforma gerenciar os processos de compra e venda de crédito de forma ágil e digital, com baixa utilização de intermediadores e atividades manuais;
– Eficiência operacional, reduzindo os esforços e custos dos processos de compra e venda de crédito de ICMS para que sua operação seja direcionada às atividades de maior valor agregado.
Nesse mercado, a EY já atuou em transações dos mais diversos setores econômicos e, atualmente, mantém relacionamento com clientes que detêm aproximadamente R$ 500 milhões em capacidade de negociação de compra e venda de créditos de ICMS.
“Importante mencionar que o mercado tem diversos players que atuam de forma individual, dispersa e pouco eficiente ou que operam apenas em partes específicas do processo de compra e venda de crédito, o que demonstra a necessidade de uma plataforma que atenda de maneira eficiente a essa demanda por uma solução completa”, complementa Ricardo Gazotto, sócio de imposto responsável pela solução..
O EY ICMS Exchange foi resultado do BeyondMakers, programa interno de venture building da EY, liderado pelo BeyondLabs, Centro de Inovação em LAS. Focado em intraempreendedorismo, o BeyondMakers identifica e acelera novos negócios digitais para a EY, transformando ideias em produtos com alto potencial de impacto financeiro, oferecendo soluções adequadas aos desafios de negócio emergentes para os clientes.
“O EY ICMS Exchange é um exemplo perfeito da tese de inovação e modelo de venture building do BeyondMakers: um produto empreendido pelos nossos colaboradores, com proposta de valor que ataca uma dor de negócio existente na qual a EY já possui diferenciais, com uso de tecnologia digitais que sustentam um modelo de negócio escalável e com impacto significativo na experiência dos clientes” ressalta Denis Balaguer, líder do BeyondLabs.
Fonte: Assessoria
Foto: divulgação