sábado, 07 de setembro de 2024
Euro 6.2147 Dólar 5.6022

ILÊ AIYÊ ESCLARECE POLÊMICA COM LIBERAÇÃO DE BRANCOS NO DESFILE

Douglas Santana - 02/03/2023 15:16 - Atualizado 02/03/2023

Em nota, o Bloco Afro afirma que “o desfile do Mais Belo dos Belos no Carnaval de Salvador tem a sua beleza no agrupamento festivo e exaltação de pessoas de pele preta e assim permanecerá sendo”

Após sair na mídia que o Bloco Afro Ilê Aiyê, primeiro bloco afro do Brasil, fundado na década de 70, iria permitir a entrada de pessoas brancas no desfile, a entidade emitiu nota desmentindo a informação divulgada na imprensa.

“O bloco Ilê Aiyê esclarece que ao considerar tal possibilidade – que veio à tona sobretudo com a intenção de levantar a reflexão sobre um enaltecimento do bloco muitas vezes restrito ao período do Carnaval – o presidente Antônio Carlos Vovô em nenhum momento afirmou ser essa uma decisão oficial do bloco”, afirmam em nota.

No texto eles também relatam o motivo de ter surgido a tal polêmica envolvendo o nome do bloco:

“O presidente da entidade Antônio Carlos Vovô tem plena certeza do quanto a história e a luta do Ilê Aiyê revolucionaram e vêm revolucionando a mentalidade de pretos e brancos do Brasil e de fora dele. Dessa consciência e vivência surgiu a reflexão sobre um dia atender os inúmeros pedidos de brancos que gostariam de desfilar no Ilê Aiyê”, explicam.

E finalizam:

“Em 2024, o Ilê Aiyê completa 50 anos de trajetória e, mais do que nunca, esse será o momento de honrar suas conquistas. Os brancos são sempre bem-vindos nas festas, shows e ensaios do bloco. Mas o desfile do Mais Belo dos Belos no Carnaval de Salvador tem a sua beleza no agrupamento festivo e exaltação de pessoas de pele preta e assim permanecerá sendo”.

Foto: Divulgação/SecultBA

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.