Leão foi derrotado pelo Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro; Rubro-Negro volta pra casa e terá apenas a Copa do Nordeste e a Série B pela frente.
Em má fase e com apenas cinco vitórias em 16 partidas, o Vitória foi a cidade maravilhosa para tentar se redimir da recente eliminação na 1ª fase do Campeonato Baiano 2023 e do péssimo desempenho na Copa do Nordeste dessa temporada. Jogando com o regulamento embaixo do braço, o time montado pelo presidente rubro-negro Fábio Rios Mota e seu vice Djalma Abreu e escalado pelo treinador Léo Condé, aprontou de novo e deu aos torcedores leoninos mais uma dor de cabeça para tratar nesta quarta-feira (1º).
Tentando se aproveitar da vantagem do empate por estar melhor rankeado na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Vitória entrou em campo decidido a segurar o jogo e tentar marcar no contra-ataque. A tática não deu certo porque mais uma vez o Leão não estava com a pontaria em dia e o ataque não foi eficiente. Léo Gamalho, Thiago Lopes e Santiago Trelléz tentaram superar o goleiro Anderson Max, mas, como sobredito, não conseguiram.
Do outro lado, porém, aproveitando-se de um pênalti duvidoso e também de falhas defensivas, o time carioca do Nova Iguaçu, não perdeu as oportunidades que lhes foram dadas e converteu os dois gols da partida. Eles foram marcados pelo volante Léo Índio, aos 23 minutos, e por Márcio Duarte, aos 37 minutos, respectivamente e ambos no segundo tempo da partida. Fim de papo. Nova Iguaçu dois, Vitória zero.
Dando sequência à temporada, o Nova Iguaçu voltará a campo neste sábado (4), quando enfrentará o Boavista, às 19h30 no Estádio Bacaxá, pelo Campeonato Carioca. Já o Vitória joga no dia seguinte, no domingo (5) contra o seu maior rival, o Bahia, pela Copa do Nordeste 2023. A partida está marcada para as 16h, na Arena Fonte Nova.
HITÓRIA
Com a vitória em cima do time baiano, o Nova Iguaçu se classifica pela primeira vez na história para a segunda fase da Copa do Brasil. Nas duas últimas vezes que participou, em 2018 e 2022, a Laranja da Baixada foi eliminada nesta fase da competição.
Agora, além da classificação e de estarem escrevendo uma página na história do futebol carioca, o time da baixada fluminense comandado por Carlos Vitor vai desembolsar a quantia de R$ 900 mil.
VERGONHA E VEXAME
Do outro lado, o Vitória que vem cambaleando e mal das pernas nos últimos cinco anos, gerido pelo mesmo grupo gestor que se elegou para mais um triênio, caiu em mais uma competição. Desde 2019 o Leão sofre com eliminações precoces nos certames que disputa, levando cada vez mais sofrimento e vergonha para os seus torcedores.
Em 2023 o Rubro-Negro baiano foi eliminado do Campeonato Baiano na primeira fase da competição e, como consequência, acabou perdendo a vaga direta na disputa para a Copa do Brasil do próximo ano, acabou de ser eliminado da Copa do Brasil de 2023, e corre sérios riscos de ser eliminado também na Copa do Nordeste dessa temporada. E de quem é a culpa? Resta o torcedor pensar, refletir e descobrir.
Foto: Reprodução/SporTV