terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5416 Dólar 5.1999

PREFEITURA APRESENTA NOVO MOBILIÁRIO URBANO DE SALVADOR; VEJA

Douglas Santana - 28/02/2023 15:29 - Atualizado 28/02/2023

Até 2027, pontos de ônibus, paradas de táxi, lixeiras, relógios públicos e bicicletários serão implantados, reformados e informatizados

Foi apresentado nesta terça (28), pelo prefeito Bruno Reis (UB), o novo mobiliário urbano de Salvador. Segundo o gestor, até 2027, pontos de ônibus, paradas de táxi, lixeiras, relógios públicos e bicicletários serão implantados, reformados e informatizados.

A empresa que fará as inovações no mobiliário urbano da capital baiana será a  Eletromidia, empresa de mídia Out of Home do Brasil. No total, serão substituídos 836 abrigos de coletivos e 200 pontos de táxis, que vão dispor de informações sobre clima, tempo de espera de coletivos e outros recursos tecnológicos.

Segundo concessão assinada em janeiro deste ano, junto a secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a empresa ficará responsável pela instalação, manutenção e informatização dos equipamentos por um prazo de 20 anos.

Em seu discurso, o prefeito ressaltou a importância da parceria para a modernização dos equipamentos, o que vai garantir conforto, informação e segurança para o cidadão.

“Este ato simboliza o início da troca de todo mobiliário urbano da cidade. Fizemos uma licitação em 2021 e hoje apresentamos o início desses resultados. Essa concessão representa uma arrecadação de R$ 187 milhões ao município. Este foi o maior valor pago no Brasil para concessão de ações em benefício de mobiliários urbanos”, destacou.

O contrato de concessão foi dividido em dois lotes. O primeiro é referente ao sistema de informação e limpeza urbana, que prevê a instalação e manutenção de 200 relógios, 50 painéis de mensagens variáveis e 25 conjuntos diretórios, além da instalação de 3 mil lixeiras. O segundo compreende o sistema de transporte da capital baiana com a instalação e manutenção de 836 abrigos de ônibus, 200 abrigos de táxis e 500 bicicletários.

Além disso, foram apresentadas quatro novas bases de monitoramento da secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) e da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

Foto: Valter Pontes/Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.