domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA SE REÚNE COM MINISTROS NESTA TERÇA PARA DEFINIR REONERAÇÃO DA GASOLINA E DO ETANOL

João Paulo - 28/02/2023 07:13 - Atualizado 28/02/2023

Depois do Ministro Fernando Haddad anunciar ontem (27) a volta gradativa dos impostos dobre os combustíveis (Veja aqui), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

se reúne nesta terça-feira (28) com ministros do governo e o presidente da Petrobras para debater a reoneração dos combustíveis. Participam do encontro o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; o ministro da Fazenda, Fernando Haddad; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

No anúncio de ontem, o ministro Haddad afirmou prevê uma arrecadação de R$ 28,8 bilhões neste ano. A decisão passa por um acordo entre a ala econômica do governo, representada principalmente pelo ministro Fernando Haddad, e um grupo que tem a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, como principal representante, e que é contra retomar a tributação dos combustíveis.

Na sexta-feira (24), Hoffmann afirmou que voltar a taxar combustíveis agora é “descumprir compromisso de campanha”. “Não somos contra taxar combustíveis, mas fazer isso agora é penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha”, disse em uma rede social.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, defende uma saída intermediária, com uma reoneração escalonada ao longo do tempo dos combustíveis, que seria feita por meio de uma Medida Provisória a ser editada por Lula. Apesar do anúncio, o Ministério da Fazenda não explicou, porém, qual será o percentual de imposto e nem o valor em reais por litro de cada combustível. Acrescentou somente que os combustíveis fósseis, como a gasolina, serão mais onerados.

A pasta comunicou a decisão mesmo após o ministro Fernando Haddad ter dito na segunda que haveria uma nova reunião para debater a retomada da cobrança de impostos federais sobre a gasolina e o álcool. Na manhã de segunda, Lula e os ministros Rui Costa e Haddad, além do presidente da Petrobras, se reuniram em um encontro que acabou sem o anúncio de uma decisão.

Fonte: Globo.com.g1, e ministério da fazenda

Foto:

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.