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VENDAS PELA INTERNET É SONHO DE MUITOS EMPREENDEDORES BAIANOS

João Paulo - 27/02/2023 06:55 - Atualizado 27/02/2023

As vendas pela internet estão no imaginário da grande maioria dos empreendedores da Bahia Segundo pesquisa da NuvemCommerce sobre o e-commerce e empreendedor brasileiro, realizada

pela Nuvemshop, em 2023, 64% dos pequenos e médios empreendedores online desejam aprender mais sobre estratégias para vender na internet.

 A pesquisa indica que entre os principais planos estão ações relacionadas ao comércio eletrônico. Os empreendedores indicam que expandir o portfólio da loja também é uma das suas prioridades (36%), além de ampliar canais de vendas online (33%). Eles também enxergam um horizonte de expansão de sua atuação: cerca de 16% dos empreendedores desejam contratar mais pessoas para o time.

 “Para crescer neste ano, os empreendedores digitais precisam expandir seus canais de venda ou integrar canais de venda que já possuem. Investir em ferramentas de automação de marketing e atendimento, novos gateways de pagamento e checkout facilitado são boas estratégias para aumentar as taxas de conversão de vendas e profissionalizar ainda mais as lojas virtuais, o que colabora para o aumento do faturamento”, comenta Guilherme Pedroso, diretor geral da Nuvemshop no Brasil.  

Tendências para o e-commerce em 2023

 1- Live Commerce: as vendas via transmissões ao vivo nas redes sociais, que aliam entretenimento ao e-commerce, são cada vez mais populares, inclusive entre PMEs.

 2- Atendimento automatizado: por meio de chatbots integrados à loja virtual e aos aplicativos de mensagens, o lojista otimiza o atendimento e aumenta a conversão de vendas.

3- Pix e Pix Parcelado: o Pix é um dos meios de pagamento que mais cresceu no e-commerce. Uma tendência é oferecer a compra parcelada pelo Pix por meio de integrações com empresas especialistas.

4- Checkout facilitado: possibilita menos etapas até a finalização da compra e aumenta a taxa de conversão. As soluções mais avançadas no mercado oferecem a opção de salvar dados de compra e de checkout apenas com código de verificação, como o Nuvem Pay da Nuvemshop.

5- Terceirização de estoque (fulfillment): permite que a loja otimize o estoque e delegue a expedição para empresas parceiras. Trata-se de outra tendência, principalmente para lojas que enviam milhares de pedidos e têm operações complexas. 

6- Gateways de pagamento: investir em uma boa integração é fundamental para diversificar formas de pagamento via cartão, Pix, boletos e carteiras digitais. É preciso estar atento aos gateways com os melhores prazos de recebimento e taxas de transação.

 7- ERP para e-commerce: por meio do ERP, as informações da empresa se concentram em um único sistema, ao integrar departamentos, otimizar o tempo e reduzir riscos e erros em pedidos. Integrado à plataforma de e-commerce, ajuda a gerir pedidos em diferentes canais de venda, compra de mercadorias e fluxo de caixa com dados.

Fonte: Jornal Correio

Foto: Louise Cardeal é estrategista de conteúdo digital (Divulgação)

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