Segundo números do FGV Ibre, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) registrou novo recuo em fevereiro (1,1 ponto, na comparação mensal), indo para 92 pontos.
Em médias móveis trimestrais, o índice se mantém estável em 92,8 pontos, após cair por cinco meses consecutivos.
O economista do FGV Ibre Stéfano Pacini ressalta que o resultado é heterogêneo – houve queda em oito dos 19 segmentos pesquisados. “Apesar de ligeira melhora da demanda interna, os resultados mostram aumento do nível dos estoques. As perspectivas futuras voltam a ficar mais pessimistas com empresários projetando queda na produção e nas contratações para o primeiro semestre”, disse o economista. A categoria de bens não duráveis tem um cenário melhor.
No geral, o Índice Situação Atual (ISA) cedeu 0,3 ponto, caindo para 92,8 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) diminuiu 1,8 ponto, ficando nos 91,4 pontos, menor nível desde julho de 2020 (90,5 pontos). No ISA, o nível de estoques foi o quesito que mais influenciou negativamente ao recuar 3,6 pontos, para 106,6 pontos. Já a percepção dos empresários em relação à situação atual subiu 2 pontos, marcando 92,9 pontos. A demanda melhorou 0,9 ponto, indo para 92,8 pontos.
O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria ficou relativamente estável ao variar -0,1 ponto percentual. Porém, os 78,7% registrados foi o pior resultado desde maio de 2021 (77,8%).
Fonte: FGV
Foto: reprodução/site da CNI