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TRADE COMEMORA 2,7 MILHÕES DE PESSOAS NA BAHIA DURANTE O CARNAVAL

João Paulo - 24/02/2023 06:55 - Atualizado 24/02/2023

De acordo com informações da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur), a Bahia recebeu 2,7 milhões de pessoas durante o período de carnaval. Foram 400 mil a mais

do que o índice registrado na última festa de rua, realizada em 2020, período em que 2,3 milhões vieram curtir a maior festa de rua do mundo.  Só em Salvador, cerca de um milhão de turistas vieram curtir o Carná, superando também as expectativas da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

E vieram de todas as formas: pelo ar, pela terra e pelo mar. Vale frisar que apenas entre a segunda de Carnaval e a Quarta de Cinzas, 17.520 viajantes de cruzeiros passaram por Salvador, desembolsando um ticket (consumo) médio de R$ 600 por pessoa. Com essas marcas, concretizou-se a premissa de ‘Natal do turismo’ atribuída à farra momesca, que ainda tem o poder de fidelizar o turista. O titular da Setur, Maurício Bacelar, está muito empolgado com o resultado das ações integradas do Governo do Estado para garantir um retorno satisfatório a todos os atores do trade. “Como planejamos, o Carnaval da Bahia deu o melhor resultado de todos os tempos para o setor do turismo, fruto da união do Governo do Estado, municípios, trade turístico, produtores e artistas. Recebemos bem os visitantes, que, com certeza, irão voltar para conhecer nossas 13 zonas turísticas”, declarou.

Hotelaria

Quem também tem muito a comemorar são os empreendedores do ramo hoteleiro, seja na capital ou no interior. Segundo projeções realizadas pela Associação Brasileira de Hoteis na Bahia (ABIH-BA), a taxa média de ocupação em Salvador foi de 95% durante o período da festa. Nos estabelecimentos perto dos circuitos oficiais, não teve pra quem quis, pois todas as vagas foram esgotadas. Mesmo sem ter ainda o balanço fechado do desempenho da rede, o presidente da entidade Luciano Lopes vê nos saguões dos hoteis o aumento de fluxo durante o Carnaval, mesmo com os aumentos nas diárias e sobretudo com o preço altíssimo das passagens aéreas (na pesquisa publicada na edição de 04/02 da Tribuna, os tickets para um viajante de São Paulo já custavam em torno de R$ 3 mil). “Os resultados foram maiores do que o registrado no Carnaval de 2020, último antes do começo da pandemia”, destacou Lopes, já vislumbrando um fluxo ainda maior de turistas incentivados pela festa de Momo.

Efeito cascata

É sempre bom lembrar que não apenas o setor hoteleiro (que tem nos dias de Carnaval nada menos do que 11,5% do faturamento do ano) ganhou com a realização da maior festa de todos os tempos. Ganharam também os bares e restaurantes do entorno e proximidades, que chegaram a ver seus faturamentos praticamente duplicando, de acordo com o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes na Bahia (Abrasel-BA) Luiz Henrique do Amaral. Ainda nesse efeito cascata, o comércio baiano é beneficiado: a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-BA) projetou uma movimentação de R$ 1 bilhão, considerando os setores que possuem alguma relação com a folia, como vestuário, supermercados e combustíveis.

Fora de Salvador, outras cidades também saem com um sorriso de orelha a orelha deste retorno triunfal do Carnaval. Em Porto Seguro, destino que costuma figurar entre os mais procurados pelos turistas na Bahia e teve uma senhora festa, com atrações como o Olodum, Escandurras, Jau e Margareth Menezes, a ocupação hoteleira igualou os 95% da capital baiana. Outro local que deu e deixou foi Rio de Contas (Chapada Diamantina) que sediou cinco dias de Carnaval em alusão aos 300 anos da festa na cidade: por lá, a Secretaria Municipal de Turismo constatou que os hoteis tiveram lotação total, e houve alta procura pelas casas de veraneio para passar os dias da farra de Momo.

Fonte: Setur / Tribuna da Bahia

Foto: divulgação youtube

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