A Operação Chuva, coordenada pela Codesal, acontece anualmente entre os meses de março a junho, quando são registrados os maiores volumes de chuvas na capital baiana
Por: Douglas Santana Ferreira
Uma reunião realizada na quinta-feira (23) decidiu que a secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai ampliar a participação da pasta na Operação Chuva Salvador 2023, que será iniciada em março.
A operação, coordenada pela Codesal, acontece anualmente entre os meses que são registrados os maiores volumes de chuvas na capital, como entre março e junho, sendo dividida em duas etapas: uma preparatória e outra de alerta.
O encontro foi entre a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos; a assessora-chefe e médica Edriene Teixeira; a diretora de Atenção à Saúde, Zaida Melo; e o diretor-geral da Defesa Civil (Codesal), Sosthenes Macêdo, que debateram estratégias e definiram novas formas de atuação na ação conjunta.
De acordo com Ana Paula Matos, a SMS irá atuar nas duas fases e de forma ainda mais efetiva.
“A Operação envolve um conjunto de obras e medidas voltadas a ações preventivas, reunindo diversos órgãos da administração municipal. Acredito que ao nos prepararmos antecipadamente, seguiremos logrando êxito com as ações de cuidado com a vida”.
E completa:
“Por isso definimos que, neste ano, a participação da Saúde será ainda mais consistente: reforçaremos a vacinação dos técnicos envolvidos e dos moradores das comunidades geralmente mais afetadas, intensificaremos também as atividades de combate às arboviroses e leptospirose, capacitaremos equipes e as colocaremos de prontidão em todo período”, explicou a vice-prefeita.
Foto: Arquivo/Betto Jr./Secom PMS