sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

VENDAS DE CARNE BOVINA À CHINA SÃO SUSPENSAS APÓS CASO DE VACA LOUCA

João Paulo - 23/02/2023 06:57 - Atualizado 23/02/2023

As exportações de carne bovina à China estão suspensas a partir desta quinta-feira (23) por causa da confirmação de um caso de mal da vaca louca no Pará,

conforme informado pelo Ministério da Agricultura na noite de hoje (22). Em nota, a pasta explicou que a suspensão segue o protocolo sanitário entre os dois países e descartou a existência de risco para o consumidor. “O diálogo com as autoridades está sendo intensificado para demonstrar todas as informações e o pronto restabelecimento do comércio da carne brasileira”, informou o ministério em nota oficial.

O ministério também forneceu mais detalhes sobre o caso. Segundo a pasta, a doença atingiu um animal macho de nove anos, idade considerada avançada para bovinos, numa pequena propriedade em Marabá (PA). O animal era criado em pasto, sem ração, e teve a carcaça incinerada na fazenda, que foi interditada pelo governo do Pará em caráter preventivo. Segundo o Ministério da Agricultura, o caso foi comunicado à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). As amostras foram enviadas para o laboratório referência da instituição em Alberta, no Canadá. Após análise o laboratório poderá confirmar se o caso é atípico, ou seja, sem risco de transmissão para outros bovinos e para humanos.

“Todas as providências estão sendo adotadas imediatamente em cada etapa da investigação e o assunto está sendo tratado com total transparência para garantir aos consumidores brasileiros e mundiais a qualidade reconhecida da nossa carne”, ressaltou o ministro Carlos Fávaro, em nota.

Fonte: Agência Brasil

Foto: Divulgação

 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.