sexta, 22 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8331

PREFEITURA ANUNCIA REDUÇÃO NAS OCORRÊNCIAS DE SAÚDE

João Paulo - 22/02/2023 13:20

A prefeitura fez um balanço positivo do número de ocorrências de saúde no carnaval de Salvador em 2023. Segundo números apresentados houve uma

redução de 28% na comparação com outros anos. Houve queda também nos casos graves. O balanço parcial foi apresentado pelo prefeito Bruno Reis (União Brasil), nesta terça-feira (21). Os números ainda não estão totalmente consolidados, pois a festa terminou oficialmente na madrugada desta quarta-feira (22) e ainda haverá arrastão, mais tarde

“Na segurança as ocorrências caíram 25%, como também na saúde, o número de atendimentos teve uma queda de 43% somente na segunda-feira (comparado ao mesmo dia do último Carnaval). Graças ao Carnaval, Salvador é a cidade mais falada no Brasil e no mundo. Nós estamos falando da maior festa de rua do planeta”, afirmou o prefeito, que pediu para que as pessoas redobrassem o cuidado para poder aproveitar a folia  tranquilamente.

Em 2020, de quinta a segunda, 5.124 testes para Infecção Sexualmente Transmissível já tinham sido realizados. Este ano, foram 3.289, com 139 positivos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O número de testes foi 35,7% menor que o mesmo período de 2020. O HIV teve crescimento, com 20 casos confirmados. Em 2020, foram cinco. A Sífilis liderou com 108 testes positivos. Em seguida apareceram as Hepatites C e B, com seis e cinco situações, respectivamente.

A vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos, acredita que o cenário é reflexo da falta de campanhas educativas por parte do último governo federal. “A gente percebeu aumento no positivo do HIV, mas uma diminuição de 35% nas testagens. E a gente atribui isso à mudança na estratégia de comunicação do governo federal que acabou não fazendo o lançamento que se fazia todos os anos”, contou.

Fonte: prefeitura de Salvador

Foto: Secom/PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.