sábado, 29 de junho de 2024
Euro 5.9938 Dólar 5.5988

COMBATE AO AEDES AEGYPTI SERÁ REALIZADO NA QUINTA EM SALVADOR

Tácio Caldas - 22/02/2023 17:02 - Atualizado 22/02/2023

Prefeitura promove atividade buscando mitigar a transmissão da dengue, zika e chikungunya nos circuitos do Carnaval de Salvador

Por Tácio Caldas

Essa ação será realizada por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com a pulverização de inseticida com uso do carro fumacê nesta quinta (23), a partir das 6 horas, na região do Campo Grande. Além do circuito Dodô e Osmar, a iniciativa do Programa Municipal de Controle das Arboviroses vai percorrer os demais circuitos que participaram da folia, o que também inclui os gestejos de bairro.

A estratégia é um reforço nas atividades de controle vetorial e prevenção de surtos epidêmicos das doenças provocadas pelo Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, que são realizadas pela pasta durante o verão. Essa ação já aconteceu dois dias antes da folia e será realizada agora, dois dias após as festas.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, Isolina Miguez, essa ação é para prevenir e eliminar os mosquitos que, por ventura, estejam circulando por esses locais. “[…] O nosso intuito é eliminar em um curto espaço de tempo um grande quantitativo de mosquitos que por ventura estejam circulando nesses espaços onde aconteceu a festa”, declarou Miguez.

A coordenadora ainda salienta que isto diminuiu as chences de ocorrerem surtos epidêmicos dessas doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, mas diz que a contribuição da população segue sendo muito importante neste combate.

“[…] é importante que a população também seja aliada do poder público nessa luta contra o Aedes. A pulverização do inseticida é um importante recurso de combate ao mosquito transmissor das arboviroses, no entanto, o principal aliado dessa luta continua sendo a população, evitando acúmulo de águas em recipientes, reservatórios e outros possíveis criadouros do mosquito”, destaca Isolina Miguez.

Foto: Ascom/SMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.