Setur-BA está realizando um receptivo especial aos foliões com informações seguras e tecnologia do ‘Carnaverso’
O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Setur), leva para os circuitos o projeto ‘Bahia Receptiva’, que está prestando orientações a soteropolitanos e turistas no Carnaval de Salvador.
São 165 agentes de informação, incluindo intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), e 60 guias de turismo bilíngues atuam nos circuitos da folia. Os agentes de informação foram selecionados pela Setur e participaram de um curso de capacitação em atendimento aos foliões. Os guias já possuem experiência na atividade e são registrados no Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).
Equipes de receptivo atuam durante todos os dias da folia momesca, nos três postos fixos do Serviço de Atendimento ao Turista (SAT), no Aeroporto Internacional de Salvador, na rodoviária e no Terreiro de Jesus (Pelourinho).
Há também ações nos quatros postos avançados do SAT Carnaval, na Barra, Ondina, Campo Grande e Praça Municipal; e em nove hotéis. Baianas típicas e a bateria do bloco afro Muzenza dão as boas-vindas aos visitantes.
“Nos receptivos prestamos informações àqueles que nos visitam, dando segurança, qualificando nosso destino e fidelizando aqueles que nos visitam. As informações compreendem as 13 zonas turísticas do estado, sobre os circuitos do Carnaval, atrações turísticas, hotéis e restaurantes”, explica o secretário de Turismo do Estado, Maurício Bacelar.
A novidade deste ano é que os foliões têm à disposição a tecnologia do ‘Carnaverso’, usando o celular nos SATs. Através de um QR Code, é possível acessar filtros para o Instagram, se caracterizando com fantasias de blocos tradicionais, além de compartilhar a brincadeira entre os amigos da rede social.
A iniciativa faz parte de um projeto piloto desenvolvido pela Setur-BA, em parceria com o Senai/Cimatec, que visa usar a realidade virtual como ferramenta para divulgar o destino Bahia, em eventos nacionais e internacionais.
Foto: Divulgação/GOV-BA