Empregados pela primeira vez na maior festa a céu aberto do Planeta, 1,3 mil Terminais Móveis de Comunicação LTE (Long Term Evolution) já estão nas mãos das equipes
policiais para permitir acesso rápido às informações do Sistema de Reconhecimento Facial e as mais de 300 câmeras de monitoramento espelhadas em todo três circuitos da Festa. Os equipamentos já estão nas mãos dos policiais e bombeiros desde os eventos pré-carnavalescos.
Segundo o capitão Ubiraci Barreto, coordenador de Rádio Comunicação da Superintendência de Telecomunicações (Stelecom) da SSP, a tecnologia possibilita a comunicação rápida entre as equipes do Centro Integrado de Comunicação, no COI, e as patrulhas de rua Polícias Militar, Civil, Técnica e Corpo de Bombeiros Militar. Espalhados em vários pontos da festa, incluindo nos Portais de Abordagem, a ferramenta permite a recepção de alertas emitidos pelas câmeras inteligentes, imagem , dados do procurado e mandado disponibilizado pelo judiciário.
“Ele facilita o recebimento das ocorrências, com informações úteis para as ações. O LTE também pode produzir e transmitir material e informações para a base”, explicou. Para o oficial, o recurso possibilita uma mudança na dinâmica das patrulhas de rua, ampliação em determinado local, a depender da demanda de cada momento.
As informações são da assessoria
Foto: Imagens: Marcia Santana