Um carro afundou na Avenida Reitor Miguel Calmon, no bairro do Garcia, após uma adutora romper e deixar a via completamente alagada nesta quinta-feira (16).
O acidente deixou 16 bairros de Salvador sem água, dentre eles a Ondina, Morro do Gato e a Barra, que estão recebendo o carnaval (Veja lista completa no final da matéria) . Em um vídeo feito por pessoas que passavam pelo local, as pessoas que estavam no veículo aparecem em pé, na parte frontal do carro, enquanto ele afunda na água. Por causa da situação, 16 bairros próximos ficarão sem água.
O casal conseguiu escapar através da janela do veículo. Logo depois, o carro ficou completamente submerso na via, que faz ligação com a Avenida Garibaldi e é um ponto importante de passagem de veículos para os foliões acessarem o circuito Osmar, no Campo Grande, e Dodô, na Barra Ondina. Enquanto o carro afundava na água barrenta, o homem que filmava a situação comparou a situação aos alagamentos registrados no norte da Bahia: “Olha o Rio São Francisco aí”.
Momentos depois, apenas o teto do carro consegue ser visto na água. Outros vídeos mostram a dificuldade dos motoristas para atravessarem o alagamento. Muitos dos que decidiram se arriscar, jogaram o carro para o passeio para conseguir sair do local em segurança. Nas imagens, também é possível ver que galhos de plantas foram colocados na via para que os motoristas tomassem cuidado com os buracos, que já que não era possível ver a pista por causa da água.
De acordo com a Transalvador, a adutora rompeu na manhã desta quinta. A informação foi confirmada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), que disse, em nota, que a adutora foi fechada. Além disso, a Embasa informou que 16 bairros terão o abastecimento de água interrompido para que o serviço seja realizado. A previsão é de que o abastecimento volte gradativamente a partir das 17h. São eles:
Alto das Pombas
Barra
Canela
Engenho Velho da Federação
Federação
Gamboa
Garcia
Graça
Jardim Apipema
Morro do Gato
Morro Ipiranga
Ondina
Alto de Ondina
Parque São Brás
Vila Matos
Vitória
As informações são do G1
Foto: Imagem: Marco Teixeira / UOL