As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã (16). O sistema seleciona estudantes para vagas em instituições públicas
de ensino superior em todo o país candidatos que fizeram o último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtiveram nota na prova de redação maior que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever poderão concorrer a 16.600 vagas na Bahia. Desse total, a maior parte está concentrada na Universidade Federal da Bahia (Ufba): 4.695.
O segundo lugar fica para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), com 1.896 vagas. Logo em seguida, vem a Universidade do Estado da Bahia (Uneb), com 1.285 vagas e 550 sobrevagas — vagas além das previstas no semestre e destinadas a pessoas indígenas; quilombolas; ciganas; trans; com deficiência; com transtorno do espectro autista; e com altas habilidades.
Para se candidatar, o interessado deve acessar, até o dia 24, o ‘Portal Único de Acesso ao Ensino Superior’, do Ministério da Educação (MEC). De forma gratuita, o candidato tem como escolher até duas opções de curso a que deseja concorrer, e elas podem ser alteradas dentro do prazo de inscrição. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28, e a matrícula, realizada entre os dias 2 e 8 de março.
As vagas serão distribuídas obedecendo à Lei de Cotas (Lei 12.711/2012), e, como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas e outras adotam bônus na nota do candidato. Além disso, vale ficar atento a outros critérios, como, por exemplo, o fato de a nota obtida na prova de Ciências da Natureza no Enem ter um peso maior para um curso de Física.
Diariamente, a partir do segundo dia, o Sisu calcula e divulga a nota de corte para cada curso. Usada apenas como referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, ela é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade escolhida de um determinado curso, com base no número de vagas e no total de candidatos inscritos.
As informações são do Ministério da Educação
Foto: divulgação