domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

CODECON ATUARÁ DURANTE TODOS OS DIAS DO CARNAVAL

Nicolle Melo - 15/02/2023 12:24 - Atualizado 15/02/2023

Operação Carnaval 2023 tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores durante o período dos festejos.

Os agentes da Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) vão estar à disposição, a partir desta quinta (16) até a próxima terça-feira (21), para orientar os consumidores no Balcão do Consumidor, instalado na parte superior do Elevador Lacerda, na capital baiana. Já a fiscalização ocorre a partir desta quarta-feira (15), em toda a cidade, com vistorias em camarotes, restaurantes, lanchonetes e bilheterias, entre outros comércios próximos às regiões da festa.

A acessibilidade é um dos itens observados durante a fiscalização nos camarotes, como explica o diretor-geral da Codecon, Zilton Krüger Netto. “A meta é assegurar que os direitos dos consumidores sejam garantidos. Nos camarotes, por exemplo, será verificada a oferta de banheiro adaptado, rampas e placas informativas de prioridade”, citou.  

O órgão também vai atuar em parceria com o Ministério Público, para garantir que todas as normas legais estejam sendo cumpridas. Além da acessibilidade, os fiscais vão observar itens como as condições dos produtos vendidos no estabelecimento; armazenamento dos ingredientes; higiene do local; informação de preço, validade e formas de pagamento aceitas; emissão de nota fiscal e presença de um exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) visível.  

Durante a Operação Carnaval de 2020, dos 2.310 estabelecimentos vistoriados, 313 foram notificados e nove foram autuados. As motivações das sanções foram a não indicação de validade, preço para produtos e serviços; ausência de exemplar do Código de Defesa do Consumidor e placa antifumo, além de produtos fora da validade e higiene inadequada. O Circuito Osmar (Centro) foi a área que teve mais irregularidades registradas.   

Foto: Bruno Concha/Secom 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.