Anúncio aconteceu no Conselho Técnico na sede da instituição; punição será pecuniária e, com reincidência, clubes podem até perder pontos
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) instituiu punições por racismo em competições brasileiras. Essa decisão foi anunciada durante o Conselho Técnico na sede da CBF, nesta terça-feira (14), sem, inclusive, ter a pauta votada pelo conselho.
O texto da decisão será publicado no regulamento geral de competições de 2023 ainda nesta terça (14). Nele, clubes e torcedores terão acesso aos novos regulamentos. No primeiro caso de racismo, o clube será punido com multa, que ainda não teve o valor definido.
Já em caso de reincidência primária, a punição passa a ser a perda de mando de campo ou a realização de jogos com portões fechados, enquanto, por último, mas não menos importante, em caso de outra reincidência, o clube envolvido será punido com a perda de pontos na competição em disputa no momento da ocorrência do caso.
Essa proposta, que institui a perda de pontos, foi realizada pelo próprio presidente da instituição, o baiano Ednaldo Rodrigues. Isto acontece pouco depois do dirigente explicar que a punição esportiva era importante para a conscientização de todos os envolvidos no futebol, inclusive torcedores.
Foto: Martín Fernandez/CBF