sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

MEIRELLES COMENTA DECISÃO DO BANCO CENTRAL SOBRE JUROS E EXPLICA TENSÃO COM GOVERNO

João Paulo - 13/02/2023 13:49 - Atualizado 13/02/2023

Em entrevista à CNN Brasil, o ex-presidente do Banco Central entre 2003 e 2010 e ex-ministro da Fazenda de 2016 a 2018, Henrique Meirelles, considerou correta a decisão de manter os juros básicos em 13,75% ao ano.

Ele defendeu que o BC tem que combater a inflação, “que continua bastante acima da meta e prejudica a todos”. Anunciada no primeiro dia deste mês, essa decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) tem gerado críticas por parte do presidente Lula e de seus auxiliares na parte econômica.

Meirelles entende que a tensão entre a direção da autoridade monetária e a equipe econômica do governo Lula é “compreensível” e deverá ser superada. “São dois mundos diferentes, quase como se fossem paralelos. A visão de um governo de um lado, que quer crescer rapidamente, criar emprego e renda, enquanto do outro lado temos o Banco Central, que é um instituição que tem como finalidade principal combater a inflação”, declarou.

O ex-comandante do BC avalia que o fato de o presidente atual do BC, Roberto Campos Neto, ter sido indicado pelo ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, “gera uma certa desconfiança”, mas eu acredito que vai ser superado com o tempo”. A seu ver, as divergências devem ser enfrentadas e “prevalecer o diálogo”.

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.