sábado, 23 de novembro de 2024
Euro 6.105 Dólar 5.8319

LULA FALA EM RETOMAR 223 OBRAS INICIADAS EM OUTROS MANDATOS

João Paulo - 13/02/2023 09:19 - Atualizado 13/02/2023

O governo Lula está estudando uma forma de retomar 223 obras paradas no país iniciadas no seu governo passado.

Segundo informações publicadas pelo Jornal O Globo, o presidente recebeu uma lista com mais de 8 mil obras paradas no país sendo que 223 foram no seus antigos mandatos e mais de 1000 nos governos da presidente Dilma Rousseff.

Disposto a reaquecer a economia com a retomada das obras — oportunidade para a geração de empregos e retomada dos investimentos públicos de forma rápida, sem depender de novos projetos, licenciamentos e concessões — Lula pode acabar entregando obras iniciadas por ele próprio há mais de 13 anos.

E não se tratam de empreendimentos complexos, como hidrelétricas ou ferrovias, cujos prazos de execução podem superar uma década. Em janeiro de 2010, por exemplo, o governo do Rio Grande do Norte e o Executivo federal assinaram um convênio de R$ 74 milhões para a construção de uma adutora de água tratada em Mossoró. Segundo auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) à época da contratação, a previsão inicial de término da obra era de 18 meses. Porém, mais de uma década depois, a adutora ainda não foi concluída.

De acordo com o governo estadual, a obra esteve paralisada para adequações e agora está novamente em processo de licitação. A divulgação da empresa vencedora deverá ocorrer em 14 de março após ajustes ao projeto. A previsão de conclusão, agora, é o segundo semestre de 2024. “O ano de 2020 foi marcado por uma baixa produção nas indústrias de conexão de ferro fundido. As altas sucessivas nos preços dos insumos durante a pandemia, notadamente nos anos de 2021 e 2022, contribuíram para elevado risco de as empresas ofertarem uma proposta e não cumprirem, fazendo com que elas desistissem”, afirmou o governo do Rio Grande do Norte.

Para o levantamento, O Globo considerou apenas as obras que tiveram a causa da paralisação identificada pelo TCU: cerca de seis mil, incluindo obras das gestões de Michel Temer e Jair Bolsonaro. A associação do número de obras paradas ou inacabadas com os mandatos em que foram lançadas foi feita a partir de um cruzamento entre a planilha de obras paralisadas do TCU e a data de publicação dos convênios com o governo federal, disponível no Portal da Transparência. Ao todo, essas obras representam um investimento de R$ 5,9 bilhões.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.