terça, 30 de abril de 2024
Euro 5.5476 Dólar 5.1855

SUPREMO FAVORECE O GOVERNO E DECIDE QUE DECISÕES SOBRE MATÉRIA TRIBUTÁRIA PODEM SER REVISTAS. VEJA SE SUA EMPRESA SE ENQUADRA

Redação - 09/02/2023 09:47 - Atualizado 09/02/2023

Decisão pode gerar gastos de bilhões para as empresas

Imagine uma decisão do Supremo Tribunal Federal transitado em julgado, ou seja decisão definitiva que não mais permite recurso, pois agora essa decisão pode ser revista pelo próprio Supremo, pelo menos em matéria tributária. Em  decisão na tarde de ontem (08/02), o Supremo Tribunal Federal estabeleceu que matéria tributária que já havia transitado em julgado deixará de valer quando houver uma mudança na jurisprudência no Supremo.

Na prática, isso significa que empresas que já tiveram decisões favoráveis pelo não pagamento de alguns impostos terão que voltar a pagá-los caso o STF decida a posteriori modificar a jurisprudência.  E a Corte decidiu também – por 6 votos a 5 – pela não-modulação dos efeitos, ou seja,  a Fazenda vai poder cobrar os impostos não pagos de forma retroativa, inclusive com multas e juros.

A matéria favorece o governo que pode ter receita adicional não prevista. A Samarco, por exemplo, terá de pagar R$ 6 bilhões, a Vale cerca de R$ 1 bilhão, segundo o jornal Valor Econômico. E segundo juristas os desdobramentos da decisão pode levar anos, pois atinge os seguintes tributos:

Dedução do CSLL no Imposto de Renda

IPI na revenda de Importados

Contribuição patronal sobre o terço de férias

Cofins para a sociedade uni profissional

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.