terça, 07 de maio de 2024
Euro 5.4766 Dólar 5.0836

FURTO DE FIAÇÃO DO METRÔ EM SALVADOR CRESCE 400%

Redação - 09/02/2023 07:20 - Atualizado 09/02/2023

Segundo números da concessionária que administra o metrô , a CCR, em 2022 foram registradas 534 ocorrências de furtos em fiações do sistema.

O que representa, em relação a 2021, um aumento superior a 400%. Este ano, a alta persiste. Desde o início de janeiro, há uma continuidade dos ataques e 41 casos já foram registrados em estações ou rotas do metrô.

Leonardo Balbino, gerente executivo da CCR, explica porque o furto dos fios tem impacto direto no funcionamento do modal: “O funcionamento dos trens depende da energia elétrica transportada pelos cabos de cobre do nosso sistema de distribuição. Além disso, existem fibras óticas responsáveis pelo sistema de operação automática que muitas vezes são cortadas, deixando os trens num modo de operação com menor velocidade”.

As consequências da ocorrência na última terça-feira foram as piores que Hyana presenciou, tanto na ida pela manhã como na volta no fim da tarde. “Quando o metrô chegou, só deu para ver o povo se apertando. Quase que não conseguia entrar, fiquei na porta. Três mulheres não conseguiram pegar. Na volta, foi uma agonia. Criança em pé, empurra-empurra e dificuldade para entrar e sair”, lembra a estudante.

A CCR, apesar de tomar medidas próprias de monitoramento e combate aos furtos, aponta que a situação é um problema de segurança pública, de responsabilidade do governo estadual. A reportagem procurou a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA) para questionar sobre as operações para lidar com a situação. Sem entrar em detalhes, a pasta respondeu que “desenvolve, rotineiramente, ações e operações conjuntas”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.