sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

PREFEITURA ANUNCIA CONSTRUÇÃO DE NOVO CAMELÓDROMO

Redação - 08/02/2023 14:33 - Atualizado 08/02/2023

A prefeitura anunciou, nesta quarta-feira (9), um projeto de revitalização de um camelódromo no bairro de São Cristóvão. A ordem de serviço para o início imediato das obras foi assinada pelo prefeito Bruno Reis.

O anúncio acontece em meio a protestos de ambulantes em frente à Secretaria de Segurança Pública (Semop). Os trabalhadores alegam dificuldade no processo de cadastramento e licenciamento on-line para trabalharem no carnaval.

A prefeitura informou que devido ao elevado número de acessos simultâneos ao Sistema de Cadastramento de Ambulantes (SCA), o serviço acabou temporariamente suspenso. Não houve qualquer tipo de menção às manifestações. Projeto – Elaborado pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), o projeto para implantação do camelódromo na localidade buscou atender a premissa de reorganização dos estabelecimentos voltados para os trabalhadores que comercializam desde lanches a produtos e acessórios eletrônicos, itens de vestuário e hortifruti. A proposta também é proporcionar mais mobilidade, fluidez e acessibilidade ao deslocamento dos pedestres.

“Um dos focos do trabalho feito aqui foi de saneamento. Instalamos uma quantidade grande de sanitários, tanto para uso dos permissionários, como dos usuários da feira. Para o teto pensamos em telhas termoacústicas, que ajudam a equilibrar a temperatura ambiente, além de isolar os boxes na questão do ruído gerado pelo próprio funcionamento da feira, pensando bastante em proporcionar qualidade de vida de quem trabalha neste local”, explicou o titular da Seinfra.

O novo camelódromo ajudará a movimentar a economia na região, além de ser mais iniciativa da Prefeitura para valorização do comércio informal da capital baiana. Nos últimos dois anos foram iniciadas as obras de um camelódromo em Mussurunga (Setor C) e inaugurados as feirinhas do Lobato e da Boca do Rio, o camelódromo Riachuelo (Comércio) e a nova Rótula da Feirinha (Cajazeiras X). Ainda no período, a administração municipal reinaugurou o Mercado Dois de Julho, que recebeu uma série de melhorias estruturais para os comerciantes e feirantes que trabalham no local.

“É importante valorizar, dar conforto e qualidade de vida para quem batalha no dia a dia da cidade, oferecendo uma ampla infraestrutura para essas pessoas. Essa ação de ordenamento e cuidado já se tornou perene na Prefeitura. A ideia é intensificar este trabalho, buscando dar mais dignidade aos comerciantes e demais trabalhadores informais tão importantes para a economia de Salvador”, disse o titular da Semop.

A permissionária Maria Terezinha da Silva, de 53 anos, vende lanches na feira desde 2012. “Essa é uma feira que oferece muita variedade para os moradores da região. Temos tudo perto, desde remédios até o almoço de domingo. E esse trabalho de reforma do lugar vai valorizar ainda mais nosso trabalho, ajudando a atrair muitos clientes e aumentar as vendas”.

O comerciante Givaldo Silva, de 64 anos, atua há mais de uma década com artigos de armarinho e utensílios domésticos, e confia na reforma como meio de melhorar o fluxo de vendas. “A feira é meu trabalho, e meus clientes sabem onde me encontrar. Então, ter esse espaço reformado, mais bonito e limpo, garante melhores condições para nós e atrai novos clientes”.

Foto: Reprodução | PMS

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.