domingo, 28 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

LULA NÃO DEVE FALAR SOBRE BOLSONARO COM BIDEN NA SEXTA

Redação - 08/02/2023 07:19 - Atualizado 08/02/2023

O presidente do Brasil Luis Inácio Lula da Silva tem um encontro marcado com o presidente dos Estados Unidos Joe Biden, na próxima sexta-feira, em Washinton.

Segundo reportagem de O Globo o tem Bolsonaro não deve ser debatido no encontro. — Não quero me antecipar a nada que o presidente fale ou deixe de falar, mas, neste momento, não vejo isso ser tema da conversa. Pode ser que Lula fale, de repente, se o assunto surgir, mas não está nos nossos planos falar sobre Bolsonaro. Vamos falar da democracia de uma maneira mais ampla, como os dois países podem cooperar para garantir que a democracia vigore — explicou Amorim, que vai acompanhar Lula na viagem aos EUA.

Como informou a coluna, quatro tópicos serão centrais na reunião bilateral entre Lula e Joe Biden: 1) clima, 2) democracia, diretos humanos e igualdade racial, 3) comércio e investimentos e 4) assuntos globais incluindo Venezuela e a guerra na Ucrânia. Jair Bolsonaro está em Orlando, na Flórida, desde 30 de dezembro. O ex-presidente solicitou que o visto oficial que usou para entrar nos EUA, expirado em 1o de fevereiro, fosse substituído pelo visto de turismo. Com isso, pode ficar mais três meses fora.

Na sexta-feira passada, o deputado federal Reginaldo Lopes (PT-MG) acionou o governo dos EUA para pedir que apure se há irregularidades ou possível fraude no pedido de mudança de visto feito por Jair Bolsonaro. O parlamentar argumenta que Bolsonaro já fez uma palestra em Orlando e que “há diversos indícios” de que ele “pretende realizar atividades profissionais, remuneradas durante sua estadia, e não apenas atividades turísticas, como supostamente requer no processo de obtenção de visto de turista”. Ele ainda afirma que o ex-presidente é alvo de inúmeras “investigações, denúncias e processos”.

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.