Sistema vai garantir energia limpa às famílias da comunidade Xique-xique, em Remanso, por microrrede de geração solar e armazenamento com bateria.
Com a chegada da energia elétrica de fonte limpa e renovável, os moradores que vivem na pequena Xique-xique, comunidade isolada de Remanso, na Bahia, passaram a ter acesso à energia 24 horas por dia. A Neoenergia Coelba concluiu a instalação de uma usina solar e da rede de distribuição que formam o sistema de microrrede. A solução energética adotada pela empresa é a primeira microrrede 100% sustentável do Brasil.
Próxima ao Rio São Francisco, Xique-xique é uma comunidade isolada, a cerca de 20 quilômetros da Zona Urbana de Remanso, com cerca de 400 habitantes que vivem basicamente da agricultura familiar e da produção caseira de mel. Além de 110 residências, o projeto da Neoenergia contemplou uma escola, um poço artesiano comunitário e uma associação de moradores. A energia é totalmente limpa, proveniente de uma usina solar com 616 painéis instalados, com capacidade de geração de 243 kWp.
O sistema garante um consumo médio de 80 kWh mensal para as residências. Há também um armazenamento por baterias de íon-lítio, com capacidade para garantir o fornecimento por 48 horas quando não houver radiação solar suficiente. Foram construídos 26 quilômetros de rede primárias de distribuição e mais 9 quilômetros de rede secundária que levam a eletricidade até os consumidores. Ainda foram instalados 387 postes e 32 transformadores.
O sistema de microrrede é uma solução alternativa para viabilizar o fornecimento de energia em comunidades isoladas, onde a expansão de redes de transmissão e distribuição pode ser complexa devido a condições geográficas, ambientais e estruturais. “A Neoenergia investe no desenvolvimento dessa solução, que poderá beneficiar outras comunidades remotas do país, proporcionando desenvolvimento econômico e social para as famílias com o fornecimento de energia elétrica com qualidade, eficiência e sustentável”, afirma o diretor de Processos e Tecnologia da Neoenergia, Heron Fontana.
Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba