O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criou nesta terça-feira (31), por decreto, o conselho e o sistema de Participação Social Interministerial. As medidas foram oficializadas em solenidade no Palácio do Planalto. No discurso, Lula pregou um maior envolvimento da população no governo federal.
“Eu quero que vocês saibam que esse conselho vai servir para ajudar a gente a reconstruir, ou construir uma coisa nova”, destacou. “Uma participação popular efetiva. E que vocês sejam tratados em igualdade de condições, que possam dizer sim da mesma forma que podem dizer não”, disse. Lula afirmou que a criação do conselho foi proposta pela presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.
A necessidade de implantar conselhos também foi citada no relatório final do Gabinete de Transição, em dezembro passado. Lula disse que “defende muito a estabilidade econômica”, mas que quer “seriedade política” e social. “Eu respeito tanto o aplauso quanto a vaia, porque tudo que sai da boca do povo, mesmo que palavrão, nós temos que respeitar. Só não podemos respeitar a ignorância dos fascistas que estão nas ruas, soltos e provocando as pessoas de bem”, reforçou Lula, no ato desta terça. Fonte: G1
Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil