A alternância de nomes no comando do Partido Progressista (PP) na Bahia já é uma realidade e o ex-deputado federal Ronaldo Carletto é a figura mais cotada para assumir a presidência do partido.
Carletto possui ótima relação com o ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa; com o atual governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), além de seu poder de articulação confirmado pelo seu trânsito livre e próximo com a base governista, que sempre esteve ao seu lado levando benefícios para os municípios representados pelo ex-parlamentar na Bahia.
Prova desse afinamento é que, no último fim de semana, Ronaldo Carletto esteve, ao lado do governador Jerônimo; da prefeita de Taperoá, Kitty Guimarães e do ex-prefeito do município, Toinho do Banco, na tradicional festa de São Brás, demonstrando total afinidade e intimidade com o grupo. Por ser um parceiro fiel e atuante no governos petistas, o nome de Ronaldo é o mais natural para o estabelecimento do retorno de um relacionamento entre o PP da Bahia com o PT.
Vale ressaltar também que, logo após a vitória no segundo turno das eleições, o presidente Lula e a primeira-dama Janja passaram alguns dias descansando na casa de veraneio de Carletto, em Caraíva, no município de Porto Seguro. Agora é esperar pelo anúncio oficial de Ronaldo Carletto como presidente do PP na Bahia.