Segundo números divulgados nesta terça-feira (31), o Indicador Mensal de Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta uma queda de 2,1% no investimento em novembro de 2022, frente ao mês anterior na série com ajuste sazonal.
No trimestre móvel encerrado em novembro, entretanto, houve acréscimo de 0,7% no indicador, a sétima variação positiva nessa base de comparação. Em relação a novembro de 2021, por sua vez, houve alta de 4,5% nos investimentos totais no penúltimo mês do ano e 5,6% no trimestre móvel. No acumulado em 12 meses até novembro, o crescimento foi nulo.
Segundo informa o Ipea, a FBCF é composta pelos investimentos em máquinas e equipamentos, construção civil e outros ativos fixos. O consumo aparente de máquinas e equipamentos registrou queda de 3,6% em novembro, encerrando o trimestre móvel com alta de 0,6%. A produção nacional de máquinas e equipamentos destinados ao mercado interno, porém, avançou 0,2% no mês r as importações cederam 7,6% no mesmo período. No acumulado em 12 meses, a demanda interna por máquinas e equipamentos encolheu 6,8%.
Na construção civil, os investimentos recuaram 1,9% em novembro, na série dessazonalizada. O trimestre móvel apresentou queda de 2,7%, enquanto, no acumulado em doze meses, houve alta de 5,2%.
Foto: divulgação FGV Ibre