sábado, 27 de abril de 2024
Euro 5.5474 Dólar 5.1673

IPTU EM SALVADOR VENCE NO DIA 05/02, MAS ESPECIALISTAS DIVERGEM SE VALE A PENA PAGAR A COTA ÚNICA

Redação - 30/01/2023 17:00 - Atualizado 30/01/2023

Desconto dado pela prefeitura representa apenas os juros que o contribuinte pagaria se parcelasse

O último dia  para o pagamento da cota única ou da primeira parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2023 em Salvador se encerra no próximo dia 5 de fevereiro, domingo.  No entanto, muitos ainda se perguntam se vale a pena pagar o valor do imposto na cota única, pois o desconto de 7%  oferecido pela Prefeitura de Salvador está abaixo do que é ofertado por municípios vizinhos e fica muito próximo da inflação prevista pelo Boletim Focus de 5,8% em 2023.

Entre os economistas ouvidos pelo portal Bahia Econômica há divergências. Alguns afirmam que  se a  inflação projetada é de 5,6% e o desconto de 7% vale a pena, embora a vantagem seja mínima. Outros afirmam que não vale a pena pagar a cota única, pois se o contribuinte aplicar todo o dinheiro em uma aplicação de renda fixa, sem cobrança de impostos, como a LCA e a LCI, e for tirando mensalmente a conta fica praticamente zerada.

O economista Edísio Freire, por exemplo, afirma:  “Se você pegar esse mesmo valor e deixar aplicado em um produto de renda fixa que renda pelo menos 100% do CDI, nós estamos falando de uma rentabilidade de em média 14% ao ano. Se você comparar o desconto  com a inflação terá uma vantagem direta, mas se você comparar com opções de investimento é melhor deixar o dinheiro aplicado”

Aqui vale dizer que a Prefeitura de Salvador não deu realmente um desconto, na verdade o desconto se transforma em juros se o contribuinte parcelar. 

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.