Novo período, agora presencial, é para aqueles que não conseguiram se matricular no período regular; matricula pode ser feita em qualquer unidade escolar
Por Tácio Caldas
Dando sequência ao início das atividades escolares, as escolas da rede estadual seguem abertas para a realização da matrícula dos estudantes para o ano letivo de 2023. Dessa vez, o atendimento será dedicado àqueles que não conseguiram se matricular entre os dias 16 e 24 de janeiro.
Estudantes, pais, mães ou responsáveis devem ficar atentos à documentação exigida para a efetivação da matrícula, que agora só poderá ser realizada de forma presencial, em qualquer unidade escolar. No Colégio Estadual Rômulo Almeida, na capital baiana, ainda existem vagas para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).
MATRICULADOS
Aos alunos matriculados pela internet, a nova etapa é restrita ao comparecimento na escola em que foi registrada a matrícula com o comprovante on-line para entregar toda a documentação necessária e confirmar a inscrição na instituição. Essa documentação é: Histórico Escolar, Carteira de Identidade ou Certidão de Registro Civil, Cadastro da Pessoa Física (CPF), comprovante de residência e a carteira de vacinação devidamente atualizada. Vale lembrar que é necessário apresentar as vias originais e cópias legíveis.
BUSCA ATIVA
Em contraponto à esse processo de confirmação e ao novo período de matrícula, a Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC) em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) promovem uma campanha de mobilização para que os municípios baianos façam a adesão ao Programa Busca Ativa Escolar.
Até o momento, 351 dos 417 municípios já realizaram essa adesão. A iniciativa busca sensibilizar toda a sociedade, especialmente as comunidades mais vulneráveis, possibilitando que toda criança e adolescente tenham acesso à educação.
Foto: Feijão Almeida/SECBA