Com a nomeação de dois ministros baianos, Rui Costa como Chefe da Casa Civil e Margareth Menezes como Ministra da Cultura e a indicação por parte de outros políticos bem próximos ao governo Lula, como os senadores Jaques Wagner e Otto Alencar, vários técnicos soteropolitanos estão passando a integrar a Esplanada dos Ministérios em vários cargos. Veja lista de alguns deles:
No âmbito da Casa Civil:
Bruno Moretti – Secretaria Especial de Análise Governamental (SAG) – ex-Procurador Geral de Justiça do Estado da Bahia. Em
Norberto Queiroz – Secretaria de Administração (AS) - auditor fiscal aposentado da Bahia.
Maurício Muniz – Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento (SAM) – ex-assessor Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia.
Wellington César Lima – Secretaria de Assuntos Jurídicos (SAJ) – ex-procurador-geral de justiça do Ministério Público da Bahia.
Secretário Executivo do PPI – Programa de Parcerias de Investimento – Marcus Cavalcanti, ex-secretário da Infraestrutura da Bahia. (veja a importância do cargo)
No âmbito Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional:
Leonardo Góes – Secretário Nacional de Segurança Hídrica – ex-secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento no governo Rui Costa
No âmbito do Ministério da Cultura:
Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural – Zulu Araújo – ex-presidente da Fundação Pedro Calmon
Secretaria do Audiovisual – Joelma Gonzaga – head de produção da Maria Farinha Filmes.
Fundação Cultural Palmares – João Jorge Rodrigues – Presidente do Olodum
Fundação Nacional de Artes (Funarte) – Maria Marighella – vereadora e ex- Diretora de Espaços Culturais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).