terça, 21 de maio de 2024
Euro 5.553 Dólar 5.1251

PREFEITURA AMPLIA NÚMERO DE POSTOS DE ACOLHIMENTO PARA FILHOS DE AMBULANTES NO CARNAVAL

Redação - 27/01/2023 13:25 - Atualizado 27/01/2023

A prefeitura de Salvador anunciou que irá ampliar o número de Centros de Acolhimento, Aprendizagem e Convivência (CAACs) para crianças e adolescentes filhos de ambulantes e catadores de recicláveis que trabalharão no Carnaval.

Enquanto em 2020 – último ano da festa antes da pandemia – estavam disponíveis três postos, este serão implantados cinco com funcionamento 24h, durante todos os dias da festa, sendo três postos no Campo Grande (na Escola Ruy de Lima Maltez, Escola Paroquial de Santana e Escola Hildete Lomanto) e dois no circuito Barra/Ondina (na Escola Casa da Amizade e Escola Osvaldo Cruz).

Iniciativa da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), os centros abrigam crianças e jovens de 0 a 17 anos. “O objetivo é dar tranquilidade aos ambulantes e catadores que não têm com quem deixar suas crianças e que precisam que ela esteja em bom cuidado para trabalharem com tranquilidade”, explicou a titular da pasta, Fernanda Lordêlo.

“A gente sabe quantos ambulantes trabalham no Carnaval para ganhar o sustento às vezes do ano inteiro. E a maioria, via de regra, é de mulheres chefes de família. Então, é preciso dar todo o apoio possível”, completou a secretária, destacando que a medida ajuda a coibir o trabalho de crianças e adolescente, que é crime no país.

Os CAAC oferecem cinco refeições diárias e contam ainda com equipe formada por auxiliares de desenvolvimento infantil, psicólogos, pedagogos, médicos de plantão e seguranças. Ao longo do dia, os jovens participam de atividades educacionais e pedagógicas de acordo com as suas idades. Para que a criança ou adolescente seja acolhida nos CAAC é preciso que os pais ou responsáveis estejam credenciados como ambulantes ou catadores de recicláveis junto à prefeitura de Salvador.

Fotos: Bruno Concha / Secom

Copyright © 2023 Bahia Economica - Todos os direitos reservados.