Mais de 500 quilômetros de rede elétrica passaram por inspeção, a fim de garantir a segurança e confiabilidade no fornecimento de energia durante as festas.
Até o início do Carnaval deste ano, Salvador terá festas populares que levarão milhares de baianos e turistas as ruas dia e noite. E para que o fornecimento de energia seja ainda mais seguro e confiável, a Neoenergia Coelba intensificou os serviços de manutenção preventiva nos locais de festas e aumentou em 70% o efetivo de técnicos e eletricistas em campo.
Nos trechos próximos aos festejos, a exemplo da Rua Guedes Cabral, no bairro Rio vermelho – onde acontece a festa de Iemanjá, operam no total quatro sistemas self-healing. Todos já foram inspecionados, o que garante que estarão em pleno funcionamento e aptos a detectar possíveis interferências na rede elétrica, como a queda de árvores, efeitos climáticos ou até contato de animais. A automação a partir dessa tecnologia permite que o menor número de clientes seja impactado por uma ocorrência de interrupção, caso ocorra.
Levando em consideração os próximos quatro festejos (Lavagem de Itapuã, Festa de Iemanjá, Fuzuê e Furdunço), 12 subestações estão divididas na distribuição de energia. Nos meses que antecedem essa temporada de festas foram feitos estudos e ações de reconfiguração nessas estruturas. Responsáveis pela redução da tensão da energia – vinda das transmissoras, as subestações são fundamentais para a confiabilidade do serviço e por isso, são monitoradas 24h, e ganham ainda mais atenção durante o verão.
“Há meses estamos dedicados a realização das ações preventivas de manutenção para garantir maior confiabilidade a distribuição de energia, neste momento de maior concentração dos festejos populares e durante os quais registramos maior demanda por energia. Nossos esforços já vêm trazendo resultados, com a redução das ocorrências nas grandes festas, já realizadas na Bahia”, ressalta o gerente de desempenho da Neoenergia Coelba, Vinicius Dutra.
Foto: Divulgação/Neoenergia Coelba