Batizado de “operação verão sem mosquito”, o CCZ tem focado na prevenção da propagação de mosquitos neste verão
Por: Douglas Santana Ferreira
A equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), órgão da Secretaria Municipal de Saúde de Salvador (SMS), está no combate contra a dengue, chikungunya, zika e febre amarela. Na operação, três mil imóveis e seis mil depósitos foram inspecionados, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti.
A CCZ está atuando no bairro de Itapuã, após passar por bairros populosos da capital baiana, como: Tubarão, Periperi, Massaranduba, Vila Ruy Barbosa, Mussurunga, Cajazeiras IV e Fazenda Grande IV. O verão aumenta a quantidade de mosquitos porque as chuvas passageiras geram água acumulada nos imóveis.
A coordenadora da CCZ, Isolina Miguez, explica que a inspeção dos imóveis é realizada durante todos os meses do ano no ciclo de visita domiciliar.
“Nós intensificamos este trabalho durante o verão. A importância é garantir um ambiente livre de criadouros. Queremos impedir a proliferação dos mosquitos”, afirma. Nas ações, os agentes visitam as casas para a inspeção, identificação e eliminação de focos do mosquito com a aplicação do inseticida específico”, disse.
Foto: Bruno Concha/Secom PMS