Os projetos sociais da Bahia contemplados na seleção do 1º Edital Braskem: Projetos que Transformam iniciaram suas atividades nos municípios de Camaçari, Candeias e Simões Filho.
As ações são voltadas ao desenvolvimento local e sustentável de comunidades onde a companhia atua, com recursos financeiros que chegam a cerca de R$200 mil. No Edital, que tinha abrangência nacional, ainda foram selecionados 12 projetos de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Alagoas, somando um investimento total de R$1 milhão.
“O nosso objetivo é apoiar iniciativas sociais que possuem um alto potencial para transformar positivamente a realidade das comunidades onde eles estão inseridos”, afirma a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges, destacando a satisfação da empresa em investir nestes projetos.
O projeto Quilombo Sustentável, da Associação Humana Povo para Povo Brasil, com foco no empreendedorismo, tem o objetivo de implementar um sistema de produção agroecológica na comunidade de Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, utilizando uma tecnologia social de baixo custo. Essa metodologia promove o manejo orgânico da produção no formato de horta circular, sendo o centro do espaço reservado à criação de galinhas caipiras. A iniciativa também prevê a capacitação de 20 mulheres quilombolas e agricultoras sobre temas de gestão, comercialização, técnicas de produção, processamento, conservação, armazenamento e transporte de hortaliças.
Para o agrônomo e coordenador do Quilombo Sustentável, Idevandro Brito, a proposta foi muito bem aceita pelos moradores do local. “É uma ação que tem aulas teóricas e práticas com muito conteúdo de qualificação para as participantes da comunidade. Percebemos um grande empenho delas e tudo foi alinhado para que os horários dos cursos estivessem de acordo com as possibilidades de cada uma, pois muitas trabalham e são mães”.
Já a Afroteca Muvuca, da Associação Viva a Vida, terá a construção de um espaço de leitura e outro multiuso no Quilombo de Cordoaria, em Camaçari. A proposta é disponibilizar um acervo de 100 livros de literatura negra, além de realizar o reforço escolar para 60 crianças em processo de alfabetização. Também serão promovidas atividades de contação de histórias com temática étnico-racial. Ao todo, a iniciativa beneficiará 90 crianças entre 5 e 12 anos, entre estudantes da rede pública municipal e/ou moradores do quilombo. Em Candeias, o projeto de informática Portas Abertas, Janela para o Mundo, da Central Organizações Comunitárias de Menino Jesus, vai capacitar 30 jovens e adultos, entre 14 e 21 anos, na área de tecnologia digital. As aulas serão realizadas de forma presencial e remota
Qualificação – As organizações vencedoras participaram de um módulo de ensino sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais. Com o repasse financeiro, os contemplados têm o prazo de execução de 12 meses para desenvolver os projetos que serão monitorados pela Braskem, por meio de prestação de contas e evidências da realização das atividades previstas, entre outros.