Até o momento, quatro prisões foram confirmadas.
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (20), a Operação Lesa Pátria, com o intuito de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos criminosos que aconteceram no dia 8 de janeiro, em Brasília. Ao todos, os policiais cumprem oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em todo o país.
São três mandados de prisão em São Paulo – na capital paulista e em Campinas, segundo apuração da CNN -, dois no Distrito Federal e um em Minas Gerais, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Entre os presos está Ramiro Junior, de 49 anos, conhecido como Ramiro dos Caminhoneiros. Nas redes sociais ele se apresenta como “patriota a serviço do transporte”.
Os mandados de busca e apreensão estão concentrados em SP (sete) e MG (cinco). Também há buscas no RJ, MG, MS e Goiás. De acordo com a PF, os alvos da Operação Lesa Pátria podem responder aos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração de bem especialmente protegido. Com informações da CNN Brasil.
Foto: Ueslei Marcelino/Reuters