Agência Nacional de Cinema havia publicado resultado de edital sem contemplar os projetos fora do eixo Sudeste
Por: Douglas Santana Ferreira
A Agência Nacional de Cinema (ANCINE), havia publicado o resultado de um edital que ignorou os projetos feitos na região Norte. Após saber dessa decisão polêmica, a ministra da Cultura Margareth Menezes, entrou em contato com o diretor-presidente da ANCINE, Alex Braga.
Na reunião entre eles, foi discutida a exclusão dos projetos da região Norte no edital da agência pública, com a importância de fomentar projetos culturais fora do eixo Sudeste, tema prioritário da ministra baiana.
O resultado da conversa não poderia ser outro, com a ANCINE publicando nota revendo a decisão inicial.
“Com o compromisso de manter a equidade da política pública e o consequente desenvolvimento de todas as regiões do país, o Ministério da Cultura e a Ancine irão adotar, em regime de urgência, providências para atender também aos realizadores da região Norte”, informa.
E completou:
“Uma ampliação do resultado da chamada pública, a partir de uma suplementação de recursos, está sendo avaliada […] A Ancine vai adotar providências para que, no futuro, não ocorram distorções nos indutores regionais, e que a diversidade de investimentos seja preservada”.
Foto: Valter Campanato/AG Brasil